Traduzir o blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Eclipse Solar e o Dano aos Olhos

O fantástico eclipse solar ocorrido no último dia 21 de agosto de 2017, ocasionou um aumento de pacientes nas clínicas de oftalmologia dos estados unidos, com alegações de estarem vendo manchas luminosas no meio da visão.

Não é de hoje que sabemos que não se deve olhar para eclipses a olho nu, uma vez que a exposição prolongada à luz solar será deletéria para as células oculares. Você já tentou olhar diretamente para o Sol? Certamente sim, concluo. E com certeza não aguentou ficar mais do que alguns segundos. 

No eclipse, a intensidade da radiação emitida diminui em decorrência da Lua "blindar" parte da luz do Sol, ou totalmente, como foi o caso do último eclipse. Mas a energia dessa luz continua a mesma, e dependendo do tempo que se olha para o eclipse, será suficiente para causar danos às sensíveis células do olho, a saber: os cones e bastonetes. Vale salientar que a componente ultravioleta da luz solar é a grande vilã neste contexto.


Portanto, precaveja-se, usando óculos especiais para eclipses ou os assista em meios alternativos, como a internet ou centros de observações astronômicos.

As pessoas que alegaram problemas de visão, segundo os médicos, não sofreram lesões graves, e rapidamente voltaram ao normal da visão. Mas... por que arriscar? 

SIGA O BLOG!


Nenhum comentário:

Postar um comentário