Durante as aulas de física, frequentemente - se não sempre - os alunos se perguntam pra que estudar isso? ou onde isso vai ser útil em minha vida? Vamos contextuaizar um dos primeiros conceitos que se deparam quando entram no ensino médio: cinemática, especificamente o deslocamento e o espaço percorrido. Para isso, vamos acompanhar o trajeto que Lúcio, um estudande do primeiro ano do ensino médio, faz todos os dias de sua casa ao colégio.
Lúcio sai de sua casa às 6:30 h. Percorre uma rua reta de 200 metros em 10 minutos, virando em seguida, num ângulo de 90° para a esquerda, onde percorre outra rua de 100 metros em 3 minutos. Novamente, vira 90º para esquerda e percorre mais uma rua de 200 metros em 8 minutos, chegando à porta do colégio. Ele gastou um tempo total de 21 minutos para percorrer uma distância de 500 metros. Sua trajetória foi em forma de U. Exatamente naquela manhã, ele estudou cinemática, onde foi abordado o conceito de espaço percorrido e deslocamento. Seu professor disse que espaço percorrido era exatamente a distância que um móvel percorre entre uma posição inicial e final. E deslocamento era a distância da "linha" que une a posição inicial à posição final.
Após a aula, quado chegou em casa, aplicou o que tinha aprendido na escola: "Como minha trajetória foi em forma de U, meu espaço percorrido, ou distância, foi a soma dos comprimentos das três ruas (200 m + 100 m + 200 m = 500 m), que é efetivamente o espaço existente entre minha origem e destino, ou seja, da minha casa ao colégio. Porém, meu deslocamento, que é a distância entre minha posição final e inicial ( eu ligo uma linha que sai da minha posição inicial e termina na minha posição final) foi de 100 m, ou o comprimento da segunda rua."
Matematicamente, temos: d = d1+d2+d3 = 200 m + 100 m + 200 m = 500 m, onde d = a distância ou espaço percorrido. E S = Sf-Si = 200 m - 0 m = 200 m, onde S é o deslocamento, Sf é a posição final e Si é a posição inicial. Lembre-se que a posição inicial é a origem. Lúcio então percebeu que ele percorria todos os dias 500 m para ir para o colégio, no entanto deslocava-se 200 m. Essa é a diferença entre espaço percorrido (ou distância) e deslocamento.
No próximo encontro, Lúcio aprenderá velocidade média, e ele aplicará na prática esse novo conceito. Vamos acompanhá-lo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário